Pequeno Aprendiz é o mesmo que menor aprendiz e jovem aprendiz?

Entenda se há diferença entre pequeno aprendiz e demais termos.

Pequeno Aprendiz

Uma das questões que causam confusão entre os jovens aprendizes (ou seria pequenos aprendizes; ou ainda menores aprendizes?) é com relação ao emprego dos conceitos pequeno aprendiz, menor aprendiz, jovem aprendiz e adolescente aprendiz. Afinal, é tudo a mesma coisa?

Vamos ver se é possível esclarecer essa dúvida.

O termo jovem aprendiz dá uma ideia de jovens que possuem idade entre 14 até 24 anos, conforme determina a Lei do Jovem Aprendiz, e que portanto podem trabalhar como aprendizes. Detalhes sobre o programa de aprendizagem são explicados na seção o que é jovem aprendiz?

Já com relação ao emprego do termo menor aprendiz, observa-se que a palavra “menor” refere-se mais precisamente a uma categoria de jovem aprendiz, dos 14 até 17 anos, ou seja, de menores. Mas mesmo assim, nota-se que o termo é muito utilizado para “maiores de idade”. Essa confusão ocorre principalmente porque antes a faixa de idade do aprendiz não ia até 24 anos, como acontece atualmente.
Então, podemos ver hoje o emprego do termo menor aprendiz como um sinônimo de jovem aprendiz.

Destaca-se que o emprego pequeno aprendiz é pouco utilizado na divulgação de vagas de primeiro emprego.
O termo refere-se principalmente à alguns programas de municípios (ex: prefeitura de Campo Bom-RS e Acucena-MG).

Além disso, existe o termo adolescente aprendiz, que é utilizado pelo programa da prefeitura de Curitiba-PR e Vila Velha-ES, pelo programa Adolescente Aprendiz Caixa Econômica Federal e pelo CIEE-ES, por exemplo.

De qualquer forma, independente do termo, você pode encontrar vagas de emprego pequeno aprendiz em empresas nacionais como Pequeno Aprendiz Correios, Pequeno Aprendiz Banco do Brasil, Pequeno Aprendiz Senai.

Ou ainda vagas específicas em empresas para cidades como:

Sugere-se, porém, utilizar sempre os termos jovem aprendiz e menor aprendiz, principalmente aqui no AprendizJovem.

Créditos imagem: freedigitalphotos


Compartilhe e comente!

  • Facebook
  • Google Plus
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites