Quanto ganha um jovem aprendiz?
Entenda como deve funcionar o cálculo de quanto ganha um jovem aprendiz.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a lei do jovem aprendiz garante ao aprendiz o direito ao salário mínimo-hora (R$ 5,92 por hora pela vigência do ano de 2023), observando-se, caso exista, o piso estadual. Além disso, deve-se considerar outros benefícios, como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, odontológica, entre outros.
Outro ponto é, que segundo a lei, o aprendiz não pode ter qualquer desconto no salário, salvo quando este resultar de adiantamentos e quando o jovem aprendiz faltar ao curso de aprendizagem.
Para entender quanto ganha um jovem aprendiz, é preciso avaliar alguns pontos e entender as particularidades explicadas na seção o que é jovem aprendiz.
Cálculo do salário do jovem aprendiz
No cálculo do salário do jovem aprendiz e menor aprendiz, deve-se considerar o total das horas trabalhadas, computadas as referentes às atividades teóricas, e também o repouso semanal remunerado e feriados, não contemplados no valor unitário do salário-hora, nos termos da fórmula seguinte:
Exemplos salário de jovem aprendiz
Confira exemplos de salários de quanto ganha um jovem aprendiz em grandes empresas, de acordo com a lei do jovem aprendiz:
Destaca-se que o valor de quanto ganha um jovem aprendiz pode ser maior que o mínimo determinado por lei, dependendo da empresa que o contratou.
Encontre sua vaga de emprego jovem aprendiz aqui no site AprendizJovem!
Fonte e mais informações: Ministério do Trabalho e Emprego
Vagas que você deve ver também
Crédito imagem: http://www.freedigitalphotos.net